Teorias e Técnica Psicanalísticas

Teorias e Técnicas Psicanalíticas

As teorias e técnicas Psicanalíticas buscam levar a reflexão entre sofrimento humano, aquela dor insuportável, que machuca todos os membros, destrói as células da imunidade, os neurônios da racionalidade, a musculatura do corpo, que às vezes com apenas doze anos já começa contrair-se, estagnar-se, prender-se e enrijecer, cabelos caem, unhas enfraquecem....Mas isso da dor humana ataca sem se pedir, buscar, antes de chegar no ventre da mãe, e lá quantas lágrimas, espasmos, e dores.
A dor humana, quando a psicanálise consegue adentrar nota que já no ventre algumas pobres almas choram os 07 meses, 08 ou 09 meses, ao nascer, às vezes é só choro, muitas vezes é a primeira manifestação de dor: Não chora...muitos pais e médicos nem percebem, e só notam quando a persistência da dor continua na forma de cólicas, doenças.
Outros passam a infância em dor profunda, pressa, tudo é muito escuro, dormir com a luz apagada é um inferno, não ter o seu travesseiro, o seu cheirinho é uma dor insuportável, e aí começa: o coelho vai levar, o papai noel, largam tudo o bico, o nana, a luz pode ficar apagada, mas na solidão a dor consome como um verme no intestino, sem medicação....
Na adolescência, tudo fica pior a dor é imposta não só pela alma, mas pela sociedade: padrões de beleza, roupas, opção sexual, cor, cursos, estudos, diplomas....e muitos adolescentes sucumbem. Fogem e ninguém mais ouve falar deles, outros se suicidam, alguns, até cometem crimes leves outros graves, alguns são abusados desde a infância e na adolescência piora. Abusos por familiares, amigos, pessoas que deviam amá-los e saberem de suas dores. Os abusos não só são físicos, mas também às palavras: você é pior que todos os alunos da escola, preguiçoso (sa), inútil, faço o quê c om você? Alguns apanham muito, outros são paparicados demais.
Alguns começam a busca pela cura da dor da alma na psicanálise e suas teorias e técnicas, quase todas, incompletas e o resultado sempre demora, por isso tem pessoas que morrem fazendo psicoterapia e mesmo assim morrem sentindo dor.
E a pior das dores, falo por experiência é saber que o mundo é cruel e julga, mesmo sabendo que PSICOFOBIA É CRIME: acham besteira, coisa de desocupados, de loucos, de gente que tem tudo.
Que engano é na pobreza que com certeza se o Instituto Brasileiro de Geografia e estatística (IBGE) fizesse uma pesquisa saberia que a DOR DA ALMA é real e existe em quase todas as famílias, mas a pobreza esconde como RETARDO, drogatização e outros estereótipos.
A verdade que a dor da alma é chocante a pessoa planeja as maneiras de como sumir, sair do mundo, desaparecer, morrer, muitos vão aos finalmente, o que  é terrível, se enforcam, utilizam armas de fogo da família, que não é atenta, usam medicamento em doses elevadas, cortam os pulsos, entre tantas formas cruéis de desistir de sofrer. E como evitar?
O mundo precisa utilizar s redes sociais para o bem, divulgar coisas boas, atividades, poesia, artigos, livros, filmes, debates entre os vitimados pela dor da alma. E não passar o tempo praticando "status" ou bullynando as pessoas.
Por fim setembro é o mês de combate ao suicídio, assim cabe aos profissionais da área falarem, escreverem, cantarem, chorarem, se emocionarem, demonstrar que são humanos e não "deuses", enquanto os psicanalistas não mudarem as suas posturas e acharem que o remédio é a solução, ou 505 da solução a DOR DA ALMA vai continuar, Jesus Cristo também teve suas dores na alma e superou, como com AMOR!!! Lógico não estou querendo dizer que todos nós que estamos com a alma dilacerada iremos construir cruzes e os sádicos, corruptos e tiranos desse mundo cego por "dinheiro, status e poder" nos preguem na cruz e nos deixem ali morrer, não, falo, de que cada GESTOR, precisa cuidar da saúde mental do seu povo e da sua, porque no Brasil tem mais político pirado e sem vergonha na carra que qualquer vítima da depressão.
O Gestor deve propiciar RELIGIOSIDADE! Locais de leitura, praças bem cuidas para sentar, admirar, plantar, fotografar, escrever, fazer poesia, desenhar, cantar, dançar, ouvir música e estudar a si mesmo em locais fechados com dança terapia, musicoterapia. Minha alma hoje não d´ói tanto, porque estou sonhando e como muito sonhadores na história tudo pode acontecer! Meus AMADOS GRATIADÃO SEMPRE!!! Rosicler Fátima Tomaz Pereira Schäfer

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Que a humanização esteja presente neste dia para todos (as) amados (as) leitores (as)